Expecto Patronum RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é uma Trama?

Ir para baixo

O que é uma Trama? Empty O que é uma Trama?

Mensagem por The Time Turner Sex Nov 28, 2014 11:40 pm






Trama



―    Aqui saberá a desenvoltura de uma trama e seus afins...


O que é uma trama?
Uma trama é um conjunto de acontecimentos com início, meio e fim.
"Por que eu deveria criar uma trama? Qual o objetivo disso?" Não é só a administração que precisa criar e gerir o RPG de tramas, todo jogador é, de certa forma, um administrador! Nós damos a vocês liberdade o bastante para, respeitando as regras, criar suas tramas e divertirem-se com elas. Só que uma trama legal não é uma trama que você joga com uma, duas ou três pessoas, é aquela que você envolve muita gente, inesperada e espontaneamente.
A sua trama não apenas diverte você como também aos seus amigos e outros jogadores, você não precisa de muita imaginação, só que precisa de um projeto, um foco e um enredo. A trama se desenvolve de acordo com as decisões, atos e pensamentos dos que estão nela envolvidos. Pensando dessa forma, em Harry Potter e a Pedra Filosofal, se eles não tivessem entrado no terceiro andar proibido Voldemort teria pego a pedra filosofal e a trama principal de Harry Potter teria terminado ali mesmo. O que impediu Voldemort de pegar a pedra? A decisão dos personagens Rony, Hermione e Harry de violar a regra e entrar no terceiro andar.
Uma trama tem dinamismo e todos que jogam nela precisam se sentir úteis e ativos, não invente uma trama que os envolvidos não encontram solução ou não tem capacidade de resolver! Isso desmotiva demais um jogador! Ele precisa se sentir forte, poderoso, querido e capaz, senão ele para de jogar. Simples assim. Por exemplo, no primeiro livro quando eles passaram pelo Fofo cada personagem teve um desafio praticamente criado para ele, as chaves para Harry, o xadrez para Rony e as poções para Hermione. Olha como é divertido você colocar um desafio que um jogador pode passar, sabe que pode passar e se esforça para passar? Assim você se diverte por ter criado algo original, diverte os jogadores os fazendo passarem de desafios e se superarem e movimenta o RPG.

Exemplo de trama
Harry Potter! Vocês leram os livros de Harry Potter (se não leram deveriam ler!!!) e assistiram e acompanharam toda a trama dele. Harry Potter é o personagem principal de uma trama de sete livros, a grande trama da história do menino que precisava destruir o maior bruxo maligno de todos os tempos, que também matou seus pais, sendo ele o único capaz disso. Essa foi a trama principal. Cada livro tem a sua trama particular, se vocês repararem no primeiro livro é a busca pela Pedra Filosofal, a descoberta de que o Snape não é o vilão. No segundo livro tem a trama do diário, da câmara secreta. No terceiro tem a trama do Sirius, o vira-tempo e por aí segue. Em suma, todas as tramas movimentaram Hogwarts e seus moradores, principalmente Harry Potter, Rony e Hermione. Todas essas tramas eram focadas no Harry, direta ou indiretamente, só que ele sempre estava ali de alguma forma.
Existia um personagem externo narrador para auxiliar Harry, Dumbledore! Sempre quando uma trama terminava ele estava ao seu lado para explicar tudo, ajudá-lo e ensiná-lo algo. Nem toda trama tem um Dumbledore.
Alguns personagens tem as suas tramas pessoais, como Hermione que procura a libertação dos elfos, os gêmeos Weasley correndo atrás da sua loja e do seu futuro, Neville e sua busca pela verdadeira coragem, Dolores e sua função em Hogwarts, Voldemort e a busca pelo pode supremo, Lúcio Malfoy e sua submissão pelo Lorde das Trevas.
"Como assim? Dolores teve uma trama?" Claro que teve! Mesmo sendo vilã, ela estava ali! Ela viveu a vida dela, teve desafios, batalhas, empecilhos e conviveu com os moradores de Hogwarts. Ela é o exemplo de como em uma trama o vilão se dá mal. O vilão SEMPRE deve se dar mal, em algum ponto da trama. Algumas tramas não tem vilões, outras eles são bem nítidos, só que os protagonistas sempre devem triunfar sobre os antagonistas. Assim como Harry triunfou sobre Voldemort, Molly sobre Belatriz, Narcisa sobre Voldemort, Flitwick sobre Dolohov...
Claro que para chegar ao ápice alguns personagens precisam morrer, se ferir, perder amigos, isso tempera a trama e cria um ar de compaixão. Assim como Tonks e Lupin morreram, Alastor Moody morreu, Edwiges morreu, eles fizeram seus papéis, eles morreram mas morreram LUTANDO! Dobby morreu lutando! Você não pode simplesmente MATAR um jogador sem que ele prove seu valor, sem lhe dar chances, sem lhe providenciar ferramentas para alcançar a vitória. Dobby, Edwiges, Lupin, Dumbledore, Snape morreram? Sim, só que eles morreram com propriedade, morreram buscando o sucesso do seu objetivo.
Também não se pode proteger um aluno do primeiro ano que tenta duelar com um bruxo das trevas! Objetivos impossíveis NUNCA devem ser incentivados a terem sucesso.

Administração e tramas
Nós, a administração, não somos “deus” no RPG. A administração apenas dita eventos, ela diz o que vai acontecer, ela cria os cenários, personagens e problemas, os jogadores devem resolver. Nós colocamos problemas que os jogadores podem e devem resolver, solucionar e finalizar, temos que fazer os jogadores pensarem. Qual a graça de uma trama que o personagem só precisa matar alguém ou simplesmente pegar algo em algum lugar? O que diferencia uma trama é a PROPRIEDADE dela! Dê propriedade para sua trama, quem você precisa matar tem um laço de sangue com a sua família e se você matar essa pessoa você morre ou quem você precisa matar tem controle sobre a vida de quem você ama! Esse algo que você precisa pegar está em um lugar muito difícil, complexo e os jogadores precisam pensar em como chegar lá...
Você fica feliz quando abre a torneira do chuveiro? Não, porque isso é banal. Só que é o início da trama "tomar banho". Você abre o chuveiro, toma seu banho, se enxuga e pronto. Qual a emoção? Graça? Diversão? Nenhuma. Então quanto maior é o desafio e o trabalho mental, mais gratificante será o sucesso! A administração não pode autorizar uma trama tipo "tomar banho", como isso vai melhorar o RPG ou o mundo que nele representa? Uma trama particular só precisa ser apresentada quando ela envolve o mundo, tange o limite das regras ou envolve outrém. Então sim, precisa de autorização.
As tramas globais estão por cima de todas as outras, elas sempre terão prioridade, porque elas movimentam o RPG, desenvolvem a história e enriquecem o jogo. Jogadores PODEM criar tramas globais, um administrador irá guiar essa trama e colocar ela nos trilhos, só que os criadores que guiarão o caminho.
"Por que as tramas globais são mais emocionantes e radicais?" Porque a administração sabe até onde ela pode ir. A administração pode criar NPCs (non player character) fortes e poderosos, influentes e capazes. A administração tem o controle sobre o mundo. Só que tudo que ela cria é para o bem do RPG, não dos administradores em si! Aquele vilão super sorte foi criado para se dar mal no final, mesmo que ele se dê bem durante a trama toda! Aquele NPC que apareceu para ajudar e é mega forte não vai finalizar a trama, ele vai deixar o final para os jogadores, ou os jogadores vão auxiliá-lo a impedir o vilão.
Exemplo:
- Na primeira trama do RPG ("O pai de todos os vira-tempos. Será o retorno do Lorde das Trevas?"), os alunos ajudaram Gildebrand a impedir o Obelisco Apocalíptico e Haroldo de pegarem o cajado do mago do tempo. Eles duelaram com os membros do Obelisco e contra Haroldo, quando finalmente Gildebrand baniu Haroldo do tempo eles foram vitoriosos. Os jogadores ajudaram o NPS forte a derrotar o vilão, se não fosse pelos jogadores o vilão teria ganhado.
- Na segunda trama ("A Caixa de Pandora.") foram os jogadores que derrotaram e fecharam a caixa de pandora! Não precisaram de auxílio ou de NPC forte para alcançar o objetivo principal, eles derrotaram o vilão (a caixa) sozinhos.
- Na última trama da realidade antiga ("O preço do amanhã") quem salvou a realidade foi Gildebrand, só que ele nunca teria conseguido isso se os jogadores não tivessem atrasado o Obelisco Apocalíptico!
Por isso nunca esqueçam, a vitória DEVE depender dos jogadores! Mesmo que a vitória não venha deles, ela deve depender ou se basear neles.

Trama egoísta

Muitos administradores (NÃO TODOS) de outros RPGs já fizeram/estão fazendo/farão tramas egoístas. O que é uma trama egoísta? É uma trama que gira em volta do seu personagem, que enaltece seu personagem, que aprimora seu personagem e que seu personagem vai finalizar a trama, o final da trama se baseia nele!
Não criem tramas egoístas, na trama se ganha e se perde, se vive e se morre, se luta e se perde! Alguns jogadores não reconhecem o valor da derrota, eles só querem ganhar e matar todo mundo.
Alguns administradores gostam de encaralhar seus personagens, colocar um monte de coisa neles e criar tramas que envolvem o mundo inteiro e focam apenas neles. O que é absurdo, o jogo não é do administrador, da administração ou dos personagens deles, o jogo é DO RPG! Dos jogadores!
Muitos jogadores acham que uma trama se baseia em ficar mais forte, ganhar coisas, destruir os outros ou revolucionar o mundo, o que não é. Uma trama é uma aventura que distrai os jogadores e os diverte, apenas. Ela não precisa explodir galáxias ou implodir planetas!
Por isso nunca criem tramas que sejam focadas na SUA diversão ou no SEU personagem, aprendam a dar para receber, divertir para ser divertido.
Também nunca crie uma trama aberta que privilegie apenas uma quantidade limitada de personagens, se for assim crie uma trama limitada e fechada. Você cria uma trama aberta, uma pessoa aparece e é ignorada ou simplesmente esnobada, isso realmente NÃO É LEGAL!

Trama inacabada
A PIOR COISA PARA UMA TRAMA É COMEÇAR E NÃO TERMINAR! Se começar a narrar, mestrar, organizar ou planejar sua trama TERMINE! Se acha que não pode terminar, não faça! Sempre faça algo que você possa se responsabilizar, não se responsabilize pela trama que não pode realizar.
Se puder realize sua trama com mais de uma pessoa, deixe a ideia e o enredo com ela, para que ela possa terminar sua trama caso você não consiga.

Tramas focadas e tramas amplas

Harry Potter e seus amigos derrotarem Voldemort é uma trama focada. A guerra que aconteceu no mundo bruxo é uma trama ampla.
"Por que a administração não faz tramas focadas?!" Porque senão privilegiamos apenas um grupo limitado ou um jogador. A administração nunca deve fazer isso. Ela sempre deve privilegiar os presentes, os ativos, ou participativos e os interessados. Se só tiver uma pessoa interessada, participativa, ativo e presente, privilegie só ela, cada um merece o que corre atrás.
Quando criar uma trama que fique mais focada, não tire o valor dos outros mesmo que eles não estejam sempre ativos. E não esqueça que nem sempre aquele personagem será a solução para sua trama! Exemplo, uma trama com maldição vai requerer um auror, uma trama com animais mágicos vai requerer um tradores de criaturas mágicas, uma trama com coisas loucas pode requerer o departamento de mistérios, uma trama em locais gelados pode requerer um enfeitiçador da água. Nessas horas o jogador precisa entender que ele precisa de ajuda, que talvez naquele momento ele precise procurar outro personagem que o auxilie na tarefa. Procurar outro personagem e pedir sua ajuda pode fazer parte do desafio da trama!

Créditos ao Hogwarts Heaven

Thank's for @Lovatic, Cupcake Graphics

The Time Turner
The Time Turner

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

O que é uma Trama? Empty Re: O que é uma Trama?

Mensagem por The Time Turner Ter Nov 10, 2015 9:43 pm

aaaaaaaaaaaaaa
The Time Turner
The Time Turner

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

O que é uma Trama? Empty Re: O que é uma Trama?

Mensagem por The Time Turner Qua Nov 11, 2015 12:06 am

aa
The Time Turner
The Time Turner

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

O que é uma Trama? Empty Re: O que é uma Trama?

Mensagem por The Time Turner Qua Nov 11, 2015 12:16 am

aa
The Time Turner
The Time Turner

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

O que é uma Trama? Empty Re: O que é uma Trama?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos